Sol de inverno

Uma das coisas mais difíceis do inverno russo para mim: a falta de sol.

Eu cheguei do Brasil vai fazer 3 semanas, e nesse tempo que eu to aqui teve sol 2 dias. Tirando isso, ou é neve,  ou uma água que cai do céu que pra mim não é chuva (nem molha direito!). Mas em geral é aquele céu cinza com uma claridade que diferencia o dia da noite.

Agora felizmente o sol já esta nascendo as 9am, e cada dia que passa da uma melhorada. Mas no auge do inverno ele chegava a nascer só 10 da manhã, e se por antes das quatro da tarde.  O sunset aqui agora está sendo 5:15pm. É noite muito cedo, esse tempo é muito desagradável.

Conversando com meus classmates, amigos, ta todo mundo reclamando que ta cansado, que dorme e descansa e não passa.  Porque esse tempo deixa a gente assim, morrendo, sem vontade de sair de casa , de fazer nada.

Mas a vida continua, a gente sai todo dia, vai pra aula, vive igual com chuva ou com sol, com neve ou a -20. Tem que se manter ocupado, passear, ver pessoas, fazer atividades que gosta, caso contrário isso tudo fica muito propenso a uma depressão de inverno. Que é uma síndrome real, “Seasonal affective disorder”, as pessoas são saudáveis porém por conta da estação ficam depressivas.

No meu primeiro ano de faculdade nós tivemos uma matéria que era com uma psicóloga, nos dando dicas de adaptação. Sobre como estudar, e sobre a vida aqui. E em relação ao inverno eu lembro que ela mencionou que devíamos sempre ter uma iluminação boa em casa, estar cercado com cores vivas, escutar musicas animadas, estar proximo as pessoas queridas, se alimentar bem e tomar vitaminas. Eu acho que merece uma atenção especial, especialmente quem está tão longe de casa, sem família, não comendo direito e estudando. A gente nem se da conta mas quando nota ta desanimado e não sabe o porquê.

Eu to sempre aqui vendo a previsão do tempo para ver quando vai ter sol. Dia de sol eu já me programo para sair de casa, eu já sei lugares específicos para ir que é possível “pegar sol”.  Fica até engraçado usar esse termo pra quem acabou de voltar da praia e pegar sol significava ficar de biquini na praia haha!

Mas olha, se eu, que AMO o verão, AMO praia, desde que eu nascei meus verões são na beira do mar, consegui me adaptar e vivo muito bem nessas condições de claridade e temperatura..  todo mundo consegue!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *