Qual o processo para estudar medicina na Rússia?

Tem alguns passos, e eu vou tentar nesse texto esclarecer esse processo para vocês.

Há algumas empresas no Brasil que oferecem esse trabalho, de levar os alunos para estudar medicina na Rússia e acompanham o processo. Que na verdade é bem simples, o que as empresas fazem  é encaminhar os documentos necessários para a solicitação da carta convite na faculdade e depois de pronta, fazer o visto.

O que  é a carta convite?

É um documento que a faculdade russa fornece que é necessário para fazer o visto de estudante. É bem fácil fazer isso, pode ser feito por email, qualquer um pode procurar o site da faculdade, e escreve-los falando que esta interessado em estudar lá e eles falarão qual o procedimento.

A carta convite demora 40 dias para ficar pronta, e o problema é que nem sempre a faculdade se responsabiliza por envia-la por correio (quase nunca), e nesse caso é necessário alguém que faça o transporte da carta convite. Uma pessoa precisa ir ate a faculdade busca-la e envia-la por carta ou levar em mãos para o Brasil.  Tendo a carta convite, pode-se ir ao consulado russo e fazer o visto.

Algumas faculdades não respondem o email, então o ideal seria ter alguém para ir pessoalmente levar a documentação e fazer a solicitação. Por isso, se voce tiver contato com alguém na Russia, na faculdade que deseja estudar, não é preciso de nenhuma agencia para ir.

Quais documentos são necessários?

  1. Cópia do passaporte
  2. Cópia da tradução do histórico escolar
  3. Cópia da tradução do certificado de conclusão do ensino médio

Basicamente a parte burocrática é isso, primeiro escolher a faculdade, checar as condições de ingresso, pedir a carta convite, fazer o visto e pronto.

Em outro post eu entrarei em detalhes sobre a documentação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *