Como estudar na Pavlov?

Muita gente quer estudar em São Petersburgo, e eu super recomendo – a cidade  linda, e é muito bom morar aqui! Só que tem essa questão da universidade, para onde ir?

Eu vou falar sobre a minha faculdade no post de hoje. Eu estudo na Pavlov ,First Pavlov State Medical University of St. Petersburg, uma das melhores faculdades de medicina da Russia. Não vou falar de ranking nem da história porque isso vocês acham no wikipedia e por ai.

Como estudar aqui?

Antigamente era possível começar a faculdade já no primeiro ano de medicina, fazendo uma prova, porém no último ano eles fizeram mudanças, e agora é obrigatório fazer o curso preparatório.

O curso preparatório dura um ano, e o objetivo principal é aprender a língua russa. Nos primeiros meses vão ser só aulas de russo, até pegar uma ideia melhor do idioma e depois vão começar as aulas de outras matérias como biologia, física química – e tudo em russo.

No final do curso, vai ter exames (em russo) das matérias estudadas e se o aluno passar em tudo ele estará automaticamente no primeiro ano. Olha, se você estuda e é um bom aluno, não tem porque se preocupar. Uma vez que esse um ano é justamente para te preparar pro exame final.

Eu acho essencial fazer a patfak (como a gente chama aqui esse curso), porque esse é o momento que é possível se dedicar ao russo, depois tem varia matérias importantes e no ritmo difícil das aulas fica complicado deixar de estudar pra prova oral de anatomia pra estudar russo..

Alem de se dedicar ao russo, essa é a oportunidade de se acostumar com a faculdade aqui, que o método de ensino é diferente do Brasil, aqui é mais puxado. Estando aqui esse um ano acompanhando tudo, quando começar o primeiro ano já vai ter um preparo bem maior e sera mais tranquilo.

Eu falo isso porque eu, Paula apressada, não fiz. E eu não sou fluente em russo! Não vou dizer que me arrependendo mas se fosse começar de novo, eu faria. Acho que isso chama arrependimento então? kk

Enfim. Como entrar na patfak?

Essa parte é simples, porém não é pra todos. Você faz a inscrição e é feita uma seleção por histórico escolar. É necessário ter media 8 em química, biologia e fisica. Quem sabe uma media 7,5 até tenha chance, mas por experiências anteriores de outros alunos que tentaram, eu posso dizer que são bem pequenas.

Tem estudantes de varios paises tentando estudar aqui, então se voce nao tem um histórico escolar bom fica praticamente impossível.

 

E é isso sobre o processo de ingressar aqui.

4 comments

  1. Olá Paula!!Você sabe dizer quais são os custos da faculdade preparatória?E o custo mensal para viver em uma cidade como São Petesburgo??

    Obrigado!

    1. Olá Anderson! A faculdade preparatória custa 45 mil rublos o semestre. O custo de vida aqui, depende.. se voce for morar no hostel, que custa 17 mil rublos o semestre, os gastos serão bem menores. Eu acho que com 15 mil rublos voce consegue comer e viver tranquilo aqui em um mes. 🙂

  2. Olá Paula!!

    Amo seu blog.

    Enfim, gostaria de saber se depois desse curso preparatório seria possível eu fazer a faculdade de Medicina em Inglês.

    Obrigada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *